V Gala de Danças Regionais

A 16 de Maio de 2019 o Pavilhão Multiusos de Gondomar recebeu, pela segunda vez, a Gala de Danças Regionais, na sua V edição.

Organizada pela União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, em parceria com a RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade) e com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, a Gala contou com a participação dos grupos de Danças Regionais das Universidades Seniores de Gondomar, Ermesinde e Coimbra, Academia Sénior de Tábua e Universidade Sénior D. Sancho I, de Almada. 

Destaque para as presenças de Ana Borgas e Ana Leonor, em representação da RUTIS, de Carla Ferreira, pela Câmara Municipal de Gondomar, de Eduardo Serrão do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e dos anfitriões do evento  António Braz, Presidente da União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, e Ana Torres, Coordenadora da Universidade Sénior de Gondomar.

Foi divulgado nesta Gala o novo site da União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, de fácil consulta, atrativo e de grande utilidade para a população.

Na sessão de abertura, António Braz começou por agradecer às entidades presentes e a todos os participantes a sua disponibilidade, e aproveitou para enaltecer o papel da Universidade Sénior de Gondomar no desempenho das suas atividades, em prol de um envelhecimento mais feliz e saudável da população gondomarense.

Os grupos de danças e cantares regionais participantes deram ao público um espetáculo magnífico, de cor e alegria, exibindo diversos trajes coloridos, de pormenores verdadeiramente deliciosos.

Um agradecimento particular da USB, aos professores Eduarda e Pereira pelo apoio inestimável que deram aos nossos alunos de danças regionais, transmitindo-lhes um brilhantismo e nível de atuação excecionais.

Numa pequena entrevista aos representantes da RUTIS presentes abordámos vários temas:

– Objetivo destes eventos;

– evolução e espaço para crescimento dos projetos da RUTIS;

– projetos para o futuro e áreas de intervenção

– planos concretos no próximo ano letivo, nomeadamente os mais importantes.

Em resposta Ana Borgas e Ana Leonor realçaram os seguintes pontos:

– O objetivo principal destes eventos é sempre promover um envelhecimento ativo.

– Alargar o leque das universidades seniores ao interior é outro dos objetivos a curto prazo, já que a maioria delas está sediada nos grandes centros populacionais.

– Continuar, divulgar e também criar novas modalidades lúdicas como a dança, atividades físicas na área do desporto, etc.

– Apostar num crescimento futuro dessas atividades, visando nomeadamente a sua internacionalização.

– Trabalhar no imediato, no aumento da presença da RUTIS na Madeira.

– Concretizar a promoção, organização e consolidação do Torneio de Walking Football, que já garantiu muitas participações nacionais e estrangeiras.

Etelvina Ferreira/ Isilda Peres

Natal e tradições natalícias.

Aproxima-se o Natal a passos largos. Contam-se os dias e prepara-se a festa. A Universidade Sénior de Gondomar celebra esta data, como habitualmente com um

Leia mais

ROTA DA FILIGRANA

No dia 15 de  outubro de 2019 realizou-se mais um encontro da IDADE D´OURO, com a rota da filigrana. Um evento que promove o encontro

Leia mais

O primeiro jornalista português

Quem foi o primeiro jornalista português? Sacerdote, historiador, numismata, genealogista e escritor, Manuel Severim de Faria (1583-1665) estudou na Universidade de Évora onde obteve o

Leia mais

Museu do Prado

O Museu do Prado foi criado em 1819 pelo rei Fernando VII e sua esposa, Isabel de Bragança, para conservar e exibir boa parte das

Leia mais

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *