A 16 de Maio de 2019 o Pavilhão Multiusos de Gondomar recebeu, pela segunda vez, a Gala de Danças Regionais, na sua V edição.
Organizada pela União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, em parceria com a RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade) e com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, a Gala contou com a participação dos grupos de Danças Regionais das Universidades Seniores de Gondomar, Ermesinde e Coimbra, Academia Sénior de Tábua e Universidade Sénior D. Sancho I, de Almada.
Destaque para as presenças de Ana Borgas e Ana Leonor, em representação da RUTIS, de Carla Ferreira, pela Câmara Municipal de Gondomar, de Eduardo Serrão do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e dos anfitriões do evento António Braz, Presidente da União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, e Ana Torres, Coordenadora da Universidade Sénior de Gondomar.
Foi divulgado nesta Gala o novo site da União de Freguesias de S. Cosme, Valbom e Jovim, de fácil consulta, atrativo e de grande utilidade para a população.
Na sessão de abertura, António Braz começou por agradecer às entidades presentes e a todos os participantes a sua disponibilidade, e aproveitou para enaltecer o papel da Universidade Sénior de Gondomar no desempenho das suas atividades, em prol de um envelhecimento mais feliz e saudável da população gondomarense.
Os grupos de danças e cantares regionais participantes deram ao público um espetáculo magnífico, de cor e alegria, exibindo diversos trajes coloridos, de pormenores verdadeiramente deliciosos.
Um agradecimento particular da USB, aos professores Eduarda e Pereira pelo apoio inestimável que deram aos nossos alunos de danças regionais, transmitindo-lhes um brilhantismo e nível de atuação excecionais.
Numa pequena entrevista aos representantes da RUTIS presentes abordámos vários temas:
– Objetivo destes eventos;
– evolução e espaço para crescimento dos projetos da RUTIS;
– projetos para o futuro e áreas de intervenção
– planos concretos no próximo ano letivo, nomeadamente os mais importantes.
Em resposta Ana Borgas e Ana Leonor realçaram os seguintes pontos:
– O objetivo principal destes eventos é sempre promover um envelhecimento ativo.
– Alargar o leque das universidades seniores ao interior é outro dos objetivos a curto prazo, já que a maioria delas está sediada nos grandes centros populacionais.
– Continuar, divulgar e também criar novas modalidades lúdicas como a dança, atividades físicas na área do desporto, etc.
– Apostar num crescimento futuro dessas atividades, visando nomeadamente a sua internacionalização.
– Trabalhar no imediato, no aumento da presença da RUTIS na Madeira.
– Concretizar a promoção, organização e consolidação do Torneio de Walking Football, que já garantiu muitas participações nacionais e estrangeiras.
Etelvina Ferreira/ Isilda Peres

Natal e tradições natalícias.
Aproxima-se o Natal a passos largos. Contam-se os dias e prepara-se a festa. A Universidade Sénior de Gondomar celebra esta data, como habitualmente com um

O Canto da Cantaria – Exposição Fotográfica
Os alunos da disciplina de Fotografia Analógica, da Universidade Sénior de Gondomar, vão realizar uma exposição de trabalhos subordinada ao tema “O Canto da Cantaria”.
ROTA DA FILIGRANA
No dia 15 de outubro de 2019 realizou-se mais um encontro da IDADE D´OURO, com a rota da filigrana. Um evento que promove o encontro

O primeiro jornalista português
Quem foi o primeiro jornalista português? Sacerdote, historiador, numismata, genealogista e escritor, Manuel Severim de Faria (1583-1665) estudou na Universidade de Évora onde obteve o

Museu do Prado
O Museu do Prado foi criado em 1819 pelo rei Fernando VII e sua esposa, Isabel de Bragança, para conservar e exibir boa parte das